Sobre o LIIST

O Laboratório de Investigação e Intervenção em Saúde e Trabalho – LIIST da Área de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi criado em 1997, paralelamente ao Grupo de Pesquisa “Investigação e Intervenção em Saúde, Trabalho e Terapia Ocupacional”, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/779346).

Foi fundado pela Professora Titular Selma Lancman, que até os dias de hoje é a responsável acadêmico-institucional pelo Laboratório. Desde 2010, a Terapeuta Ocupacional e Pesquisadora Dra. Juliana de Oliveira Barros, realiza a coordenação técnico-acadêmica do LIIST. Além da dupla de coordenadoras, o LIIST é formado por estudantes de graduação, pós-graduação, bolsistas de Iniciação Científica, de Ensino e de Cultura e Extensão, além de preceptores e pesquisaodores parceiros.

O LIIST – TO – FMUSP contribui na formação de graduandos e pós-graduandos (lato e stricto sensu) por meio de atividades de ensino teóricas, teórico-práticas e práticas, além de desenvolver projetos de extensão universitária e pesquisa.

O LIIST – TO – FMUSP procura agregar diferentes atores e propostas para favorecer a construção de um modelo integral na área de saúde, trabalho e terapia ocupacional, que pense de forma articulada o cuidado ao sujeito-trabalhador, desde seu afastamento, passando pela reabilitação funcional até a retomada das atividades laborais em diálogo com as políticas públicas setoriais e intersetoriais e com as tendências nacionais e internacionais deste campo de conhecimento.

Dentre as temáticas estudadas no âmbito do LIIST, destacam-se: Trabalho e Saúde Mental; Trabalho e Subjetividade; Psicodinâmica do Trabalho; Ergonomia da Atividade; Políticas Públicas de Saúde e Trabalho; Diversidade e Inclusão nos contextos laborais; Reabilitação Profissional, retorno e permanência no trabalho; Sustentabilidade no Trabalho; Envelhecimento e Trabalho; Práticas em Terapia Ocupacional na interface entre saúde e trabalho.