Graduação em Terapia Ocupacional da FMUSP

O curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP integra o Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional – FOFITO e, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, desenvolve competências profissionais para os diferentes campos de atuação da Terapia Ocupacional por meio de disciplinas obrigatórias, estágios curriculares e monografia de conclusão de curso.

Dentre as disciplinas obrigatórias, estão as disciplinas MFT0787 Terapia Ocupacional, saúde e trabalho, MFT0925 Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional II, MFT0923 Práticas Supervisionadas em Terapia Ocupacional III, MFT0211 – Iniciação à Pesquisa I – Campo: Terapia Ocupacional, Saúde e Trabalho e MFT0252 – Iniciação à Pesquisa II – Campo: Terapia Ocupacional, Saúde e Trabalho, que estão sob responsabilidade direta ou contam com a participação das coordenadoras do LIIST – TO – FMUSP e/ou preceptores e serviços parceiros do Laboratório.

Saúde, Trabalho e Terapia Ocupacional

Disciplina obrigatória, ministrada no  3º ano da graduação (5º. Semestre) com carga horário total de 60h.

O seu objetivo é estudar o campo da saúde do trabalhador no Brasil e permitir ao aluno refletir sobre o processo de trabalho, importância do trabalho na vida cotidiana dos indivíduos como fator de exclusão/inclusão,  as relações e  determinações  do trabalho no processo saúde doença relacionados ao trabalho, no mundo contemporâneo, a partir das relações com a  organização e processo de trabalho.

Além disso, busca que o aluno compreenda a influência do trabalho na constituição do perfil epidemiológico das classes trabalhadoras e conheça as diferentes modalidades de intervenção, em nível preventivo, assistencial e de reabilitação dos agravos relacionados ao trabalho.

As bases teóricas estudadas na disciplina são as principais teorias para o estudo e intervenção em situações de trabalho, tais como: Ergonomia e Psicodinâmica do Trabalho.

Prática Supervisionada em Terapia Ocupacional III

Essa disciplina é ministrada aos estudantes matriculados no 3º ano do curso de Graduação em Terapia Ocupacional (6º semestre) com carga horária de 150 horas distribuídas de forma homogênea ao longo so semestre letivo.

Visa, por meio da oferta do contato dirigido dos estudantes com as práticas cotidianas de diferentes serviços e/ou projetos assistenciais, permitir a compreensão das bases conceituais e operativas das redes de serviços setoriais e intersetoriais, seus componentes e as articulações. Para tanto, o estudante é estimulado a participar e acompanhar momentos de trabalho das equipes, a desenvolver ações breves voltadas diretamente aos usuários, famílias e comunidade, assim como produzir reflexões sobre a prática de terapia ocupacional nos diferentes contextos propostos pela disciplina.  No campo específico da Terapia Ocupacional, Saúde e Trabalho  os alunos desenvolvem as atividades práticas em serviços do SUS, como os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador -CRST, serviços de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, dentre outros serviços de apoio ao trabalhador.

Além dos horários destinados às atividades de campo, a carga horária total da disciplina contempla períodos de supervisão e aulas (na universidade) e estudo (desenvolvidos de forma autônoma, com indicação específica de atividades pela Universidade).

Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional II

Essa disciplina é ministrada aos estudantes do último ano do curso de Graduação em Terapia Ocupacional (8º semestre). Totaliza 420 horas distribuídas de forma homogênea ao longo so semestre letivo.

Espera-se que o estudante possa progressivamente se responsabilizar por algumas ações e desenvolver sua autonomia no exercício profissional. No campo específico da Terapia Ocupacional, Saúde e Trabalho  os alunos desenvolvem as atividades práticas em serviços do SUS, como os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador -CRST, serviços de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, dentre outros serviços de apoio ao trabalhador.