Residência

Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar


O Programa de Residência Multiprofissional é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu articulado com o treinamento em serviço. O Programa de Residência tem a duração de 2 (dois) anos, funciona em regime de dedicação exclusiva, em tempo integral e carga horária total de 5.760 (cinco mil, setecentas e sessenta) horas.

A carga horária semanal é de 60 (sessenta) horas, distribuídas entre atividades teóricas, teórico-práticas e práticas. O Ministério da Saúde oferece aos residentes uma bolsa no valor bruto de R$ 4.106,09 (quatro mil, cento e seis reais e nove centavos)/mês, exigindo dedicação exclusiva ao programa. 

O Programa de Residência Multiprofissional em Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar foi criado em 2012 pelo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional – FOFITO da FMUSP, em três áreas de concentração, a saber: Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde do Adulto e do Idoso e Saúde Coletiva com ênfase em Saúde e Trabalho. Esse Programa têm como finalidade a formação profissional com orientação para o processo de cuidados em saúde, focado na concepção de promoção de saúde, prevenção de doenças ou agravos, recuperação e reabilitação da saúde segundo as necessidades dos seres humanos, tendo em vista os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o direito à saúde e cidadania, conferindo ao residente o certificado de especialista na área de concentração da residência cursada.

As disciplinas teóricas da residência contam com um núcleo comum, denominadas disciplinas transversais, ministradas por docentes de diferentes áreas profissionais, e um núcleo específico teórico e prático (disciplinas por área de concentração e por área profissional). A depender da área de concentração escolhida as atividades práticas da residência podem ser desenvolvidas desenvolvidas no Hospital Universitário, no Hospital das Clínicas da FMUSP, em Unidades Básicas de Saúde, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador de São Paulo, no INSS e nos Serviços de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho da USP e do HC . 

Essas atividades contam com o apoio de tutores de Terapia Ocupacional, vinculados a área de TO da FMUSP e de preceptores dos serviços para o desenvolvimento das atividades de assistência.